Benefícios e vantagens da Assessoria Jurídica
14 de janeiro de 2021
A assessoria jurídica é caracterizada pela sua atuação preventiva, busca-se soluções com amparo jurisdicional evitando situações de litígio para o cliente. O advogado especializado tem como função a assimilação do que melhor se enquadra para a empresa, significa que se reduz prejuízos, aumentam lucros e criasse ações preventivas, que acabam por evitar situações futuras de demandas judiciais e/ou extrajudiciais que poderiam onerar o cliente.
Ao empresário que contrata a assessoria jurídica, é fornecida toda orientação necessária acerca da legislação a qual a sua empresa está submetida, inclusive na formalização de empresas em processo inicial, com agilidade e eficiência.
Com a contratação prematura da assessoria jurídica o empresário diminui seus riscos, suas dores de cabeça, obtém a grande vantagem de estar respaldado em suas decisões por um time de advogados capacitados, seja na análise de contratos administrativos, comerciais, dentre várias outras necessidades, estando totalmente protegido no que diz respeito a cláusulas abusivas e quaisquer outros motivos que venham lhe trazer prejuízo.
Um grande diferencial para quem contrata a assessoria jurídica é o acompanhamento jurídico dos contratos realizados, sempre instruído sobre a melhor maneira de realizar tais negociações, inclusive para empresas que tem como objetivo participar de licitações públicas é essencial a assessoria jurídica, haja vista a complexibilidade das informações, dos requisitos e prazos estipulados.
É de grande valia a expertise dos advogados que prestam a assessoria jurídica, e uma das vantagens de quem já possui a assessoria é utilização dessa expertise para que possam os sócios fundadores se reunir com os mesmos para a elaboração de um Memorando de Entendimentos, onde irá constar as principais informações que irão nortear a empresa, como o desígnio de função de cada sócio, valores a serem investidos pelos sócios na empresa, e a divisão de participação de cada sócio.
As empresas que não possuem assessoria jurídica, tem a necessidade de contratar o serviço de um advogado sempre que os problemas aparecem, e por muitas vezes acarretam em valores mais caros se comparados as empresas que possuem assessoria.
Assim como forma de um melhor planejamento empresarial, seja para o crescimento da empresa, ou seja para medidas preventivas essenciais, o serviço de assessoria jurídica se torna de grande valia, visto que o cliente terá todo respaldo jurídico necessário para poder fazer sua empresa prosperar sem precisar se preocupar com leis que não conhece, pagamentos de tributos, contratos que não entende, medidas administrativas, dentre outras situações que estão condicionadas à prestação de serviços da assessoria jurídica.
Pedro de A. Pinheiro
OAB/MT 25.509